Os elementos da Terra rara parecem estar por trás da posição de Nvidia sobre a China.
Depois de anunciar em junho os planos de se retirar essencialmente do mercado chinês, o Chip Chip e a IA Reverteed Course e disse que estava registrando um pedido para reiniciar as vendas de seu chip H20 AI para a China.
O secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, disse na terça-feira que os planos da Nvidia de começar a vender seus chips de AI H20 estão ligados a discussões comerciais em andamento com a China em relação aos elementos da Terra rara, De acordo com o relatório da Reuters. A AMD planeja reiniciar as vendas de seu chip Mi308 AI na China também.
Elementos da Terra rara (REE) como Lanthanum e Cerium, que são amplamente extraídos na China, são componentes necessários em tecnologia, incluindo baterias recarregáveis para veículos elétricos. Esses REEs se tornaram um ponto crítico nos debates comerciais atuais entre os EUA e a China.
Nem todo mundo está feliz com esse desenvolvimento comercial.
A decisão “não apenas entregaria a nossos adversários estrangeiros a nossas tecnologias mais avançadas, mas também é perigosamente inconsistente com a posição anteriormente declarada deste governo sobre os controles de exportação para a China”, disse o congressista Raja Krishnamoorthi em comunicado, segundo a Reuters.
Mas Lutnick não está preocupado e disse à CNBC na terça -feira que a China está apenas recebendo O “quarto melhor” da NVIDIA.
Evento do TechCrunch
São Francisco
|
27-29 de outubro de 2025
“Não vendemos para eles nossas melhores coisas, nem as nossas segundas melhores coisas, nem mesmo o terceiro melhor”, disse Lutnick na entrevista.
Esta notícia ocorre menos de uma semana depois de ter rumores de que a Nvidia estaria projetando e lançando um novo chip de IA especificamente para o mercado chinês retomar os negócios no país sem violar as regras de exportação de chips nos EUA.
Os EUA ainda estão tentando descobrir como serão as regras de exportação de chips da AI. O governo Trump rescindiu formalmente a regra de difusão da AI do governo Biden em maio e não houve uma atualização formal desde então.
O governo Trump era rumores de estar considerando restrições adicionais nas exportações de chips de IA para países como Tailândia e Malásiapara evitar contrabando, a Bloomberg informou na semana passada. A Malásia implementou licenças comerciais nos chips de IA fabricados nos EUA na segunda-feira.
O TechCrunch procurou a Nvidia para comentar.